O Baptismo das crianças
Pelo Sacramento do Baptismo, assumimos a nossa condição de filhos de Deus, unimo-nos a Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição e começamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que partilham a mesma fé em Cristo. Ou seja, o Baptismo é a porta de entrada na vida cristã.
Se deseja baptizar o seu filho ou filha, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima alegra-se com essa sua decisão.
Que passos deve dar?
-
Em primeiro lugar, deve dirigir-se à Paróquia, durante o horário de atendimento (ver Início) para conversar com o pároco. Aí serão esclarecidas as dúvidas que possa haver e se fará a marcação.
-
A criança que vai ser baptizada pode ter padrinhos, embora não seja necessário. Caso a família opte por tê-los, a escolha deve recaír sobre pessoas que possam assumir a missão de ajudar os pais na educação cristã da criança. Devem ser maiores de 16 anos, serem crismados e, caso sejam casados, tenham recebido o sacramento do Matrimónio.
-
Vai ser pedido aos pais e padrinhos que participem num Encontro de Preparação. Realiza-se nas instalações da Paróquia, nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 21.00 horas.
-
Também vai ser pedido aos pais que preencham uma Ficha de Inscrição. Se o desejarem podem fazer aqui o download e apresentá-la já preenchida.
-
A celebração dos Baptismos pode fazer-se em qualquer dia da semana. Aos Sábados, a hora pode ser decidida de acordo com os pais, tendo em conta o serviço religioso já agendado. Aos Domingos, os Baptismos celebram-se sempre durante a Eucaristia, às 11.30 horas.
-
Caso desejem celebrar o Baptismo noutra Paróquia, devem solicitar a Transferência de Baptismo, cujo formulário também poderão descarregar aqui.