top of page

Os Sacramentos

Os Sacramentos

"Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo e são em número de sete, a saber: o Baptismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual". (CIC 1210)

A palavra sacramento significa sinal. São, portanto, sinais da presença de Deus na vida das pessoas. Celebrados no contexto da fé, trazem à vida a consciência e o compromisso de vivermos como filhos de Deus.

​

Podemos dividi-los em três grupos:

Os primeiros três - Baptismo, Eucaristia e Crisma (ou Confirmação) são chamados Sacramentos da Iniciação Cristã. Lançam os alicerces de toda a vida cristã.

Depois, temos os Sacramentos de Serviço - Matrimónio e Ordem - que correspondem a vocações e opções fundamentais da vida dos cristãos. Ordenam-se à salvação de outrém. Se contribuem também para a salvação pessoal, é através do serviço aos outros que o fazem. Conferem uma missão particular na Igreja, e servem a edificação do povo de Deus.

Um terceiro grupo é chamado Sacramentos de Cura e inclui a Confissão (Reconciliação) e Unção dos Doentes. Trazem à nossa fragilidade (seja pelo pecado ou pelas contingências da nossa humanidade) o efeito do amor de Deus.

sacramentos.fw_.png
bottom of page