Iniciação Cristã de Adultos
Em qualquer momento da vida, a pessoa adulta pode decidir iniciar, ou completar a sua Iniciação Cristã. Chama-se assim, ao processo formativo e sacramental que consiste num itinerário catequético que prepara e desemboca na celebração dos Sacramentos da Iniciação: Baptismo, Eucaristia e Crisma.
Pode haver uma diversidade de situações; há pessoas que já foram baptizadas, mas não fizeram mais nada; outras, que se baptizaram, fizeram a catequese infantil e a Primeira Comunhão, mas nunca celebraram o Crisma. Ou, pelas mais diversas razões, nunca celebraram nenhum dos Sacramentos e querem agora entrar num processo de aproximação à Igreja e a Jesus Cristo. A estes, que iniciam do zero o seu caminho de fé, chamamos Catecúmenos.
A todas estas pessoas, a Paróquia dá as boas vindas e propõe um programa catequético, com vista à celebração dos Sacramentos de Iniciação Cristã.
Acima de tudo, o processo de Iniciação Cristã é uma experiência de encontro com Jesus Cristo. Isso passará por alguma formação catequética mas, sobretudo, por uma aproximação à comunidade cristã, à sua vida, ritmos e celebrações.
Como começar?
-
O primeiro passo é manifestar a vontade de começar. Para isso, basta dirigir-se ao Cartório Paroquial, em horário de Atendimento (ver Início), para conversar com o pároco.
-
O Programa catequético tem a duração de um ano "lectivo", com início em Outubro e fim em Junho, com ritmo semanal, em horário pós-laboral. Por isso, a inscrição deve fazer-se até meados de Setembro.
-
A formação é em grupo.
-
A celebração dos Sacramentos será marcada posteriormente, de acordo com o grupo, devendo ocorrer entre finais de Maio e Junho.