Matrimónio
Matrimónio
Há poucos acontecimentos tão bonitos na vida de uma pessoa como o acto fundador de um projecto de vida familiar: duas pessoas apaixonadas que, livremente, decidem unir as suas vidas num caminho comum. Celebrar o Sacramento do Matrimónio (casar pela Igreja) é entregar o projecto de vida familiar que se quer construír nas mãos de Deus e, ao mesmo tempo, querer fazer da própria união um sinal do amor do Pai.
Que passos dar para celebrar o Sacramento do Matrimónio?
1. Marcar a data do casamento, na paróquia onde se vai realizar. Convém fazê-lo com alguma antecedência: sugerimos pelo menos seis meses.
2. Iniciar o Processo religioso, com um mínimo de três meses de antecedência. Trata-se na paróquia de residência de um dos noivos (tradicionalmente, da noiva). Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, devem dirigir-se ao Cartório Paroquial, durante o horário de atendimento (ver página inicial).
O processo civil, que visa a obtenção de um documento comprovativo de que ambos se podem casar do ponto de vista do Estado, é tratado pelos noivos numa Conservatória do Registo Civil, mencionando que se trata de um processo de casamento católico (o casamento civil acontece no mesmo acto do casamento católico).
3. Preparação para o casamento
3.1 – Encontro com o Pároco (no horário de Atendimento).
3.2 – Participação no CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio (No encontro inicial com o pároco será disponibilizada informação sobre o que é, datas e lugares de realização, Se possível, devem trazer já a ficha disponível abaixo pré-preenchida).
3.3 – Documentos necessários: a) Certificado de Casamento Civil ou Documento para Casamento Religioso passado pela Conservatória do Registo Civil; b) Certidão de baptismo de cada um dos noivos; c) Identificação de duas das testemunhas; d) Outros documentos que só é possível especificar depois de conhecida a situação concreta de cada um dos noivos.