Apostolado de Oração
Os Centros do Apostolado da Oração são um movimento laical com estrutura diocesana própria e implantação em grupos paroquiais, com rimos de encontros mensais, nas primeiras sextas-feiras de cada mês. São responsáveis por difundir e rezar pelas intenções do Papa na comunidade onde se inserem.
Motivam as comunidades para a importância e celebração do culto eucarístico, da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e do serviço à comunidade.
Actualmente, o Apostolado de Oração faz parte da Rede Mundial de Oração do Papa.
Legião de Maria
A Legião de Maria é uma associação de fiéis da Igreja Católica, formadapor leigos que servem de forma voluntária, com a finalidade de contribuir para a acção evangelizadora da Igreja.
Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano por Frank Duff em 7 de Setembro de 1921.
Na nossa Paróquia funcionam três grupos (praesidium), com encontros semanais de oração e formação. Os membros da Legião devem comprometer-se com trabalho apostólico regular, como visitar doentes ou acompanhar famílias em processo de luto
CNE - Agrupamento 37
O CNE - Corpo Nacional de Escutas é um movimento católico de educação não formal de jovens, sem fins lucrativos. É a maior associação de juventude portuguesa.
O Escutismo aposta no aprender fazendo. Através de actividades que são projectadas, desenvolvidas e implementadas tendo por base o método do projecto e o trabalho em equipa, procura-se que os escuteiros trabalhem as seguintes áreas de desenvolvimento: carácter, afectiva, intelectual, física, social e espiritual.
O nosso Agrupamento 37 tem meia centena de membros.
Liga Eucarística
A Liga Eucarística é um Movimento Eclesial de Leigos. A finalidade específica do Movimento, de harmonia com o seu sentido Eucarístico, é instaurar nas estruturas de vida uma forma de Cristianismo autêntico, plenamente consciente e adulto, através de um caminho partilhado de aprofundamento espiritual.
Na nossa Paróquia temos um grupo, constituído apenas por homens, com encontros mensais, nas primeiras Quintas-feiras do mês, de oração, formação e convívio.
Mães de Scöensttat
Schöenstatt é um movimento da Igreja católica, fundado em 1914, pelo Pe. José Kentenich. Tendo como ideal a construção do "homem novo na nova comunidade", tem como missão a renovação religioso-moral do mundo em Cristo e por Maria a partir do Santuário Schöenstatt.
As Mães de Schöenstatt, na nossa paróquia, são um grupo de oração e formação cristã que reúne no dia 18 de cada mês, com o propósito de oração e formação em conjunto.
Vida Ascendente
A vida não acaba com o fim da actividade profissional. A VIDA ASCENDENTE – Movimento Cristão de Reformados (VA- MCR) visa ajudar a dar um novo sentido à vida dos reformados cristãos leigos. Os anos da idade avançada podem ser um tempo empregue de modo criativo para aprofundar a nossa vida espiritual através de uma oração mais fervorosa e para um compromisso ao serviço dos nossos irmãos e irmãs na caridade.
O grupo paroquial reúne-se uma vez por mês, nas últimas Terças-feiras.
Movimento da Mensagem de Fátima
Herdeiro da Associação criada pelo Padre Manuel Formigão, em 1926, é hoje uma Associação Pública de Fiéis, com estatutos reconhecidos pela Conferência Episcopal Portuguesa.
Este Movimento está ao serviço da Mensagem de Fátima, com a Igreja e para a Igreja. Pretende conhecer, aprofundar e divulgar a espiritualidade da mensagem deixada aos pastorinhos.
Na nossa paróquia existe um grupo, com encontros de oração e formação, nos primeiros sábados do mês.
Movimento Fé e Luz
O Movimento Fé e Luz, movimento internacional e ecuménico, foi fundado em 1971, por Jean Vanier (canadiano filósofo, teólogo, fundador da “Arca”) e Marie Hélène Mathieu (Directora do Office Chrétien des Personnes Handicapées – França). Congrega pessoas com deficiência mental, as suas famílias e amigos, em especial jovens. Constituiu-se em torno da constatação do isolamento social e eclesial das famílias com filhos com deficiência mental.
Na nossa Paróquia está presente a única comunidade Fé e Luz da Diocese. Tem encontros mensais para as famílias e promove a sua integração.
Grupos Paroquiais
Grupos Paroquiais
Acólitos
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho.
Na liturgia, os acólitos ajudam os restantes ministros da Celebração. Têm um papel fundamental: asseguram que tudo corre bem e, assim, ajudam toda a comunidade a celebrar melhor.
O Grupo de Acólitos é também um grupo de formação, oração e convívio, com actividades programadas.
Equipa de Acolhimento
Composta por um pequeno grupo de voluntários, encarrega-se de acolher quem chega, sobretudo na hora das celebrações. Para lá de receber, esclarecer e disponibilizar informação, esta equipa é o primeiro rosto visível da Paróquia. A sua tarefa primordial é ajudar a que todos se sintam em casa.
Mec's
Os Ministros Extraordinários da Comunhão têm, como missão prioritária, levar a Comunhão às pessoas doentes, impedidas de participar na celebração comunitária. Além disso, havendo necessidade, ajudam na distribuição da Comunhão durante a Eucaristia, se o número de fiéis o justificar.
Têm um percurso formativo próprio e contínuo.
Leitores
A Eucaristia tem dois grandes "pulmões": a mesa eucarística e a mesa da Palavra.
A equipa de Leitores, que inclui também os salmistas e admonitores, tem como missão a proclamação da Palavra de Deus. Para isso, funciona também como grupo de formação bíblica, porque para proclamar é preciso, primeiro, conhecer e viver.
Pastoral da Saúde
A Pastoral da Saúde é o serviço organizado da Igreja de assistência espiritual às pessoas doentes. Não podendo participar na celebração comunitária, a comunidade encarrega-se de ir até eles, prestando-lhes ajuda prática, conforto humano e espiritual e facilitando o seu acesso aos sacramentos.